Fraternidade Educacional Ecológica
Aqui é onde se vivencia a unidade e se expande a consciência
Do Ser Divino para o divino ser
Ao bem amado mestre Camaraoel, o amigo camarão ecologista
Cheio de pernas e com a barbicha de antenas, o amigo camarão todo desajeitado, sai por aí singrando nas águas, doce ou salgada. Nada desde a superfície espelhada das águas até a mais remota profundeza, sobrevivendo em ambientes agressivos, nas mais difíceis condições. Pertence à classe dos crustáceos com características morfológicas e hábitos específicos:
- Características morfológicas
Interior do camarão
• Tem um exoesqueleto feito de quitina.
• O corpo é dividido em: Cefalotórax e abdômen.
• Tem um sistema digestório completo, entrada de alimentos pela boca e saída dos resíduos – fezes - pelo ânus.
• Possui sexo separado e reprodução sexuada.
• Pertence ao filo Arthropoda.
• Tem sistema nervoso, formado por gânglios cerebrais desenvolvidos, de onde parte o cordão nervoso central ganglionar.
• Os órgãos dos sentidos são muito especializados e situados na cabeça.
• O corpo semitransparente é coberto por uma carapaça impregnada de sais cálcicos e divide-se em três regiões: o cefalotórax, na parte anterior; o abdome flexível, onde se inserem os apêndices locomotores ou patas, em número de dez; e o telso onde se localiza o ânus na parte posterior que é o último segmento do abdome. Parece uma nadadeira e serve pra dar impulso de natação.
• Com antenas longas e finas tem apêndices bucais modificados utilizados na alimentação e que o ajudam a nadar para frente e rapidamente para trás.
• A coloração natural é verde-marrom, no entanto, a forma vermelha é a mais conhecida.
• Tem sensibilidade à presença de amônia, nitratos, e a maioria dos metais pesados: Cobre, Zinco, Chumbo, e também aos ambientes contaminados com compostos tóxicos. Os metais pesados por nem serem biodegradáveis, podem se acumular nos tecidos vivos em geral.
• Costuma levar os ovos em seu corpo mantendo a circulação de água com as pernas para garantir a boa saúde.
- Hábitos específicos
• Pode se comunicar entre si através de emissão de bolhas de ar.
• Prefere ficar na água limpa, com um pH de 6,5-8 – quase neutro ou levemente alcalino - com temperatura de 14-30 ° Centígrados (65-85 ° F ).
• Comedor de discos e filme de algas remove os microorganismos das folhas das plantas sem prejudicar o seu processo de desenvolvimento.
• Considerado por analogia equivocada como fruto do mar, inexiste qualquer similaridade com qualquer fruto da terra ou da flora marinha.
• Apelidado de carniceiro sem nunca ter freqüentado uma churrascada, ele ajuda a limpar os mares dos detritos orgânicos mantendo as águas limpas e saudáveis.
O bem amado mestre Camaraoel, na qualidade de franco ecologista passa grande parte do tempo em plantas aquáticas meditando sentado na folhagem ou se escondendo dos predadores humanos e quando ele se sente ameaçado por estes e demais inimigos é obrigado a abandonar os seus ovos, causando um desequilíbrio no ecosistema. Durante todo o dia pode ser visto pastando em algas. E quando do acasalamento a fêmea grávida tende a se esconder no escuro ou por entre cascalhos.
Curiosidade científica!
- O que é Quitina?
- A quitina é um polímero de cadeia longa derivado da glicose encontrado em muitos lugares do mundo natural.
- Quitina é o principal componente das paredes celulares de fungos; exoesqueletos, carapaças de artrópodes como crustáceos (caranguejo, camarão, lagosta) e insetos (formigas, abelhas, borboletas); e partes de moluscos.
- A Quitina é útil para propósitos médicos e industriais. As propriedades da Quitina como um material forte e flexível a fazem propícia para linhas cirúrgicas que aceleram a cura de feridas em humanos e sendo biodegradável degrada-se com o tempo à medida que a ferida sara.
- Quitina já é até utilizada sozinha como um agente para cura de ferimentos.
- Quimicamente a quitina relaciona-se de perto com a Quitosana, um derivado da Quitina mais solúvel em água.
- Quitosana é um produto com vários usos comerciais e biomédicos possíveis e serve até para emagrecer.
- A Quitina poderá futuramente substituir os produtos que empregam plásticos os quais tem uma meia vida útil muito longa acima de 300 anos.
- A Quitina que é biodegradável surge com a possibilidade de ser empregada na construção civil como material de extrema resistência a pressão.
- O que é carcinicultura?
- A carcinicultura é o ramo da aqüicultura que desenvolve o cultivo de camarões em cativeiro.
- Agravada por problemas ecológicos a carcinicultura vive uma grave crise econômica, como o surgimento de doenças virais nos camarões cultivados - é o caso da mionecrose muscular (Myonecrosis Infectious Virus - IMNV).
- Camarão tem o coração na cabeça?
- Nem só o coração, mas também praticamente todo o sistema digestivo desse crustáceo se localiza na cabeça
Pausa para reflexão!
- O camarão é o faxineiro das águas, mantendo o meio ambiente naturalmente limpo.
- Os humanos jogam todo tipo de lixo nas águas e vão poluindo a própria morada.
- O camarão devora os poluentes e agrega ao seu corpo metais pesados, sacrificando-se no intuito de manter a natureza viva.
- Os humanos pescam e matam os camarões e devorando o abdome e o telso onde estão as fezes e excrementos, comem de volta os poluentes que eles mesmo jogaram nas águas.
- O camarão tem o coração na cabeça, portanto pensa com o coração.
- O homem sem coração pensa e age como uma mula sem cabeça!
- Homens matam os homens destruindo a sua própria espécie.
- Camarão nem sequer mata camarão, respeitando o ciclo natural da vida!
- Do ponto de vista do camrão êle deve ser preservado e respeitado como científico naturalista.
Quem tem mais consciência?
Oh! Carniceiros e carcinicultores, se vocês tivessem pelo menos um pouquinho da inteligência de camarão!
Êle é Camaraoel, o bem amado mestre ascencionado. Ele é o camarão ecologista!
POIS É SE CADA UM QUE COME CAMARÃO CONHECESSE SEU CICLO DE VIDA NUNCA PENSARIA EM DESTRUIR SEU CICLO, SOU TÉCNICA EM AQUICULTURA E CONHEÇO UM POUCO SOBRE O CAMARÃO É MUITO INTERESSANTE O ESTUDO SOBRE DELE.
ResponderExcluirOlá irmandade!! Achei o artigo bem intencionado e significativo, no entanto é preciso fazer uma revisão. Os camarões é um grupo imenso entre os decápodes. É cosmopolita, domina todas os continentes, estando presente em fabulosa quantidade e diversidade, desde águas doces de rios rasos, até 5000m de águas salgadas. Do ponto de vista de sua alimentação podem ser principalmente olocaçdetrítivoros, necrófagos, algívoros, comensalistas e o canibalismo é comum. No mais alguns grupos são predadores significativos de outros decapados (consomem Larvas e ovos). A relação com o homem é discutível quanto ao equilíbrio ambiental, Penaeoidea é uma superfamília de camarões, de importância comercial, à qual pertencem cerca de 80% dos camarões pescados, há ainda outras duas superfamilias. No Brasil a pesca do camarão na natureza, é feita por arrasto de redes, predominantemente em águas costeiras, sempre dentro da plataforma continental. Sendo uma atividade fácil de ser fiscalizada devido ao aparato fixo nas embarcações. As comunidades tradicionais riberinhas pescam com armadilhas e redes artesanais, como atividade de subsistência. A pesca em se tratando de camarões, sozinha não é fator maior de risco sobre as populações de camarão. Como acontece com outro grupo a parte, as lagostas, que tem outros fatores em seu ciclo de vida que a torna vulneráveis. Os principais fatores de risco para o camarão não vem da sua utilização como fonte de alimento, mas vem principalmente das alterações ambientais, fisioquímicos de seus nichos, Hoje os camarões da plataforma continental sofrem menos riscos, contudo os de ambientes estuarinos, estuarinos lagunares, lagunares, e de rios estão sofrendo séria ameça, O genero Atira, dos rios nordestinos, estão na lista vermelha, e não é a pesca que esta diretamente causando isso, embora diante do risco, a pesca passa a ser um fator que corrobora com a diminuição da população, e já está sendo proibida, os principais fatores são a degradação e poluição dos rios, principalmente por agrotoxicos e nitrificantes de adubagem dos agronegócios anexos aos rios, também a construção de barragens, a diminuição da vazão. O camarão de água doce e grupo mais ameaçado no mundo. 28% das quase 800 especies catalogadas estão ameaçadas de extinção. As mudanças de temperatura e alterações de PH dá água, mata mais camarões do que o que podemos comer. Os sais e os defensores agrícolas das lavouras são o principal fator de morte de Camarões no mundo. Os criatorios de camarão também causam danos ao ambiente e precisam ser bem fiscalizados, mas não é só a proteína do camarão que comemos que mata os camarões, os vegetais que comemos estão matando mais!!! Só um modo de vida natural, com cultivo natural(permacultura) pode para a matança!
ResponderExcluir