ASANAS: o que são?
Asana (pronuncia-se ásana) é uma palavra em Sânscrito que significa "postura confortável e equilibrada". Comumente confunde-se asana com exercícios físicos ou alongamentos quase circenses. Claro que o asana pode ser visto de tal maneira por alguns, que certamente conseguirão grandes benefícios físicos por meio de sua prática regular. Porém este simples benefício físico está longe do objetivo fundamental do asana.
Os asanas foram desenvolvidas pelos iogues da Índia há milhares de anos, que perceberam ser impossível almejar uma evolução espiritual se ignorassem a saúde do corpo e da mente. O corpo e a mente devem estar em perfeita harmonia para, então, transcender para uma evolução espiritual.
Os Benefícios dos Asanas
Os asanas almejam a harmonia dos elementos físico, mental e espiritual. A sua prática regular traz inúmeros benefícios físicos e mentais e aqui pretende-se abordar alguns desses benefícios. Saiba quais são eles:
Asanas liberam as articulações, alongam e tonificam os músculos, massageiam os órgãos internos como o coração, pulmão, estômago, intestino, veias sanguineas, glândulas endócrinas, etc. A sua prática consciente e regular mantém todo o organismo humano em perfeito funcionamento, auxiliando na prevenção e cura de doenças (físicas ou mentais).
Asanas exercem grande influência no funcionamento do sistema endócrino que, por sua vez, exerce fundamental influência em praticamente todas as nossas condutas diárias. O sistema endócrino consiste em diversas glândulas espalhadas pelo corpo, que secretam hormônios específicos para cada tipo de função exigida pelo organismo. O bom funcionamento do sistema endócrino resulta na secreção da quantidade certa de hormônio na hora certa.
Além do sistema endócrino, os asanas também harmonizam o funcionamento dos sistemas circulatório, respiratório, digestivo e nervoso. O organismo humano é tão complexo e inter-relacionado que o mal funcionamento de uma única glândula ou sistema pode desestabilizar facilmente a unidade inteira.
Asanas também exercem influências sutis no organismo humano, estimulando a livre circulação de prana pelos nadis. Além dos elementos físicos usualmente conhecidos, o corpo humano possui uma energia chamada prana que é responsável pela boa-saúde e equilibrío do organismo. Tal como o sangue circula pelas veias e artérias, o prana circula por canais chamados nadis. Os nadis são facilmente obstruídos pelo tensão do homem, causando uma inibição na circulação de prana por todo o organismo. Por auxiliar na livre circulação de prana pelo organismo, as asanas resultam em clareza mental e tranquilidade.
Asanas alteram positivamente o ritmo da respiração humana. O modo de respirar tem profunda influência sobre o estado mental de uma pessoa. Em estado de tensão, o homem tende a respirar de maneira rápida, curta e irregular. Em estado de relaxamento, a respiração é devagar, prolongada e ritmada. Para a prática de asanas, é essencial a atenção sobre esses aspectos da respiração que, por consequência, trazem relaxamento físico e mental.
Asanas auxiliam a desenvolver a atenção. Na medida de sua possibilidade, o praticante deve estar completamente atento e entregue na prática dos asanas, sem qualquer interferência de pensamentos, preocupações, etc. Como o asana exige atenção sobre o movimento, alongamento, respiração e relaxamento dos músculos, não sobra muito espaço para divagar em outros pensamentos.
Todos esses fatores acima mencionados se inter-relacionam para trazer harmonia física/mental e, por consequência, proporcionar um desenvolvimento espiritual. Com o corpo e mente saudáveis e relaxados, a pessoa torna-se apta a desligar das sensações físicas e das superficialidades da mente, para buscar a sua verdadeira natureza.
Aulas de yoga na Fraternidade com o Prof(a). ROSANA.
2ª e 4ª às 19hs e às 20hs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário